Enquanto trabalhava de casa por causa da pandemia de coronavírus, uma mulher da Califórnia foi demitida de uma corretora de seguros porque seus filhos “atrapalhavam” reuniões realizadas por meio de vídeochamadas. Segundo o jornal The New York Times, Drisana Rios está processando seu ex-empregador, a corretora de seguros Hub International, com a alegação de discriminação de gênero, retaliação e rescisão indevida.
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Mãe de uma menina de 4 anos e de um menino de 1 ano, Drisana Rios disse ao jornal norte-americano que “trabalhou mais do que nunca em toda a carreira” desde a transição para o trabalho remoto, em março. “Foi extremamente difícil, mas consegui cumprir todos os prazos. Houve alguns dias em que tive que trabalhar até mais tarde para cumprir prazos urgentes ou quaisquer tarefas que não conseguia terminar durante o dia porque tinha que cuidar de meus dois filhos pequenos ao mesmo tempo.” Rios trabalhava em período integral como executiva de contas da Hub International desde agosto de 2019.
No processo, a mulher descreveu que seu supervisor atribuiu várias tarefas a ela com prazos curtos, mesmo em casos que não havia urgência, e que explicou ao supervisor que as ligações no período da tarde eram mais adequadas para ela porque seu filho mais novo estaria dormindo. No entanto, ela alega que seu supervisor “continuou agendando chamadas durante o horário de almoço”, quando estava dando comida para seus filhos, amamentando ou colocando seu filho para dormir.
“Bronca” do chefe
Diante disso, Drisana Rios conta ter sido repreendida pelo supervisor. “Ele disse: ‘As crianças podiam ser ouvidas em ligações comerciais com clientes. Não é profissional “, descreveu ao Good Morning America, da ABC.
A mulher também teria sido vítima de “declarações sexistas” de seu supervisor, que foi “motivado por um claro viés contra as mães”, diz a queixa. Depois de detalhar o tratamento recebido várias vezes ao departamento de recursos humanos da empresa, a ex-funcionária disse que foi dispensada em 2 de junho. Como motivo, a corretora de seguros citou o efeito negativo da pandemia em sua receita.
Drisana Rios pede indenizações monetárias não especificadas por parte da empresa incluindo compensação por problemas mentais e emocionais. Em um comunicado ao The New York Times, uma porta-voz da empresa se recusou a comentar o caso.